Seguidores

terça-feira, 21 de julho de 2015

Em Pequim há 8 dias

Chegámos há uma semana. A viagem foi excelente apesar de ter demorado muitas horas. Não apanhámos turbulência e o serviço em “business class” é definitivamente um mundo à parte. Uma experiência muito boa. À chegada filas intermináveis para mostrar passaportes e vistos. A passagem do Terminal onde aterrámos até à zona de recolha das bagagens é feita por metro já que o aeroporto é enorme. Nunca vi semelhante! Depois foi tratar das papeladas da Micas. Entre uma coisa e outra saímos do aeroporto quase 3 horas depois de termos aterrado! Que estafa! À saída, a recompensa: o maridão à espera com um sorriso “de orelha a orelha” e a família, finalmente, junta e feliz! J
Numa semana aprende-se muito da cultura chinesa. Pequim é uma cidade cosmopolita, enorme, com milhões de pessoas. Para quem está habituado ao bulício do Porto e Gaia, Pequim é de causar tonturas aos mais sensíveis. (!!)
Factos:
- Aqui não se respeitam os peões. Este foi o primeiro ponto da minha lista pois choca-me profundamente que esta gente não respeite os sinais de trânsito e considere os peões abaixo de cão. Na hora de atravessar ruas, em plena passadeira e com o sinal verde, o peão arrisca a vida e faz verdadeiras gincanas para poder chegar ao outro lado ileso.
- Os transportes públicos são mais baratos, bastante. Metro, autocarros, comboios, táxis…é só escolher. Para já só experimentei o Metro. É facílimo de utilizar e super barato. É também bastante seguro, eficiente e limpo. O único problema é a escassez de acessibilidades para deficientes ou carrinhos de bebés.
- A comida chinesa é divinal! Pronto…esta parte eu já sabia, esta semana só o veio confirmar. E escusam de estar aí a torcer o nariz. A comida que aí se come nos restaurantes chineses não tem absolutamente nada a ver com a comida que aqui se come. Acreditem!
- As entradas nos espaços culturais, monumentos e museus é muito mais barata do que em Portugal e os chineses, ao contrário de nós, preservam muito bem o seu património cultural.
- Poucos chineses falam inglês. Eu só sei dizer 3 palavras em mandarim. Isto significa sarilhos.
- Esta gente é VICIADA em telemóveis. hihihhihihi


Segurança à entrada da estação do metro
E muito mais haveria a dizer mas o tempo escasseia e este texto já vai longo. Prometo notícias para muito breve. Beijos 

3 comentários:

  1. Muito boa ideia de escrever estas impressões...Boa estada por terras do Oriente mágico. Victor Angelo

    ResponderEliminar
  2. Muitas felicidades! Cá estaremos a acompanhar a vossa aventura! Mts bjs para todos!

    ResponderEliminar
  3. Queridos amigos

    Espero que esteja tudo a correr às mil maravilhas, agora que a família está toda em Pequim. Tenho visto os vossos posts no face e assim vou também conhecendo um pouco do quotidiano chinês. Beijinhos e uma ótima adaptação neste novo percurso por terras asiáticas.

    ResponderEliminar