Seguidores

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Outono

Em Portugal o dia 23 de setembro marca o fim do verão e o início do outono. Normalmente coincide com o regresso às aulas dos miúdos, a descidas das temperaturas e eu, particularmente, associo o outono ao vinho doce e às castanhas assadas. Por aqui o regresso às aulas já se deu há um mês e o bom tempo continua embora haja menos humidade e temperaturas mais amenas; está portanto mais agradável para andar lá fora a passear, desde que os níveis de poluição não estejam escandalosamente altos e perigosos! Não há vinho doce (com MUITA pena minha) mas ainda se encontram castanhas e até já as comemos assadas! ;)
Enquanto por aí se diz adeus ao verão, se choram os idos dias de praia, de calor e de férias, os chineses celebram o outono com pompa e circunstância. O denominado “Festival do meio do outono” ou “Mid-Autumn Festival” é dos mais importantes e populares na China, dura dois dias e é já este fim-de-semana. De acordo com o calendário lunar chinês, celebra-se no décimo quinto dia do oitavo mês do ano lunar. Os chineses são muito cientes da sua cultura e gostam de preservar as suas tradições. Nos dias que antecedem os festejos os chineses dedicam-se a engalanar as suas casas e a comprar “moon cakes” para oferecer aos seus familiares e amigos.  Os “moon cakes” são muito famosos e vendem-se ao longo de todo o ano mas é nesta altura que adquirem significado especial…e preços por vezes exorbitantes. São redondos e simbolizam a lua que estará no final da semana no seu estado mais brilhante e redondo. Por este motivo é que muitos também se referem a esta celebração como “Moon Festival”.
Em termos históricos o Festival teve a sua origem porque os chineses se aperceberam que a lua e os seus movimentos tinham influência direta na produção agrícola e nas mudanças das estações. Deste modo, para agradecer à lua pelas boas colheitas ofereciam sacrifícios por alturas do outono. Sabe-se que no século X AC já se celebrava este festival. As cerimónias evoluíram ao longo dos anos e hoje em dia podemos encontrar vários tipos de “moon cakes”, com recheios bem diferentes dos tipicamente tradicionais. A empresa que nos alugou a casa onde vivemos veio há dias oferecer-nos uma caixa com “moon cakes”. Confesso que comi mas não fiquei fã, mas a caixa é lindíssima e devem ter sido bem caros. Hoje durante o meu passeio matinal com a Catarina encontrei uma tenda da Häagen-Dazs a vender diferentes caixas de “moon cakes” e, esses sim, devem ser deliciosos pois os recheios eram todos à base dos sabores dos seus gelados! Fiquei tentada mas não comprei pois a caixa mais barata custava quase trinta e cinco euros!!!
Também o nosso condomínio se enfeitou à altura para a ocasião. Segunda feira quando saí de casa para levar o André à escola vi a entrada toda decorada com vasos de poinsétias e outras flores que não soube identificar. Ficou ainda mais bonito o nosso prédio!
E terminada que está a aula de cultura chinesa, me despeço de todos com carinho e mais algumas fotos. Um bom outono e… cuidado com o vinho doce! ;)

Um dos muitos arranjos à entrada do condomínio

A entrada toda ornamentada

Caixa de moon cakes 

Moon cakes

Moon cake

Sem comentários:

Enviar um comentário