Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Culinária - parte 1

A cozinha chinesa está amplamente divulgada pelo mundo fora como todos nós sabemos. O que muitos não sabem é que os pratos “típicos” que encontramos nos restaurantes chineses em Portugal estão muito aquém da verdadeira essência culinária chinesa. Em Portugal era fã destes restaurantes e por diversas vezes serviram de local de encontro com os nossos padrinhos e grandes amigos Manuela e Fernando. Meus queridos: garanto-vos que o que andámos a comer todos estes anos não tem muito de chinês. Têm de cá vir, provar e logo verão que me dão razão!
Desta vez não me vou alongar em discursos e opiniões sobre isto ou aquilo. Resolvi trazer-vos uma receita muito simples, saudável e nutritiva…e que cai mesmo bem nestes dias de outono. Se é chinesa? É, mas com alguns pormenores a meu gosto.
Tenho feito esta sopa várias vezes, com uma ou outra alteração para não ser sempre igual. O bom desta receita é ser versátil e permitir que cada um acrescente ou retire o ingrediente que quiser. Deixo-vos a que fiz ontem.

Ingredientes:
- Azeite
- ½ Cebola média
- 1 folha de louro
- 1 Alho
- Gengibre
- ½ cenoura
- Caldo de galinha (caseiro)
- Carne (tenho usado frango mas poderão usar outra a vosso gosto)
- cogumelos
- Molho de soja
- Couve (uso umas couves “chinesas” que nunca vi à venda em Portugal mas podem trocar por outras a vosso gosto)
- pimenta em grão (moída na hora)
- noz moscada
- massa fresca
- salsa (quem gostar mais pode usar coentros)
- cebolinho

Modo de preparação:
Numa panela deitar azeite, a folha de louro e a cebola e deixar refogar mas deixando a cebola branquinha; acrescentar a cenoura raspada, o alho picadinho, o gengibre raspadinho (se não gostarem de picante não convém usar muito) e juntar o caldo de galinha. O ideal é usar um caseirinho pois é muito mais saudável; de seguida colocar o frango cortado aos cubos pequenos, os cogumelos e o molho de soja; temperar com pimenta e noz moscada e provar. Se necessário acrescentar sal. Eu nunca uso pois o molho de soja já é salgado. Quando o frango estiver praticamente cozido, adicionar as folhas de couve, deixar cozer 1 minutinho e acrescentar a massa fresca previamente cozida à parte. Logo de seguida juntar a salsa e o cebolinho. Retificar os temperos e servir.
Em Portugal nunca cozinhei com massa fresca mas aqui é quase obrigatório pois além de ser super barata, é muito fácil de usar. Se não quiserem fazer com este tipo de massa podem usar massa seca e cozê-la antes.
Em qualquer restaurante que sirva comida local poderão encontrar sopas nutritivas e muito saudáveis como esta. Os chineses fazem delas uma refeição e acreditem que ficam muito bem servidos. Foi o meu almoço de hoje e recomendo vivamente.

Se resolverem experimentar não se esqueçam de partilhar as vossas impressões.


Bom apetite!祝您好胃口



2 comentários:

  1. Que bom aspecto tem .... vou ver se convenço a "Maria" ;)
    No entanto eu também descobri que na cozinha indiana acontece o mesmo. Se te recordas o sabor do chicken ticka massala em Timor não tem nada a ver com o de cá .... cada cozinheiro sua sentença. ;)

    ResponderEliminar
  2. Verdade! ;) Os pratos dos restaurantes chineses daí não deixam de ser agradáveis, mas depois de provar os autênticos, não há comparação possível. Comer pratos turcos em Bruxelas também não é a mesma coisa que os comer em Istambul.
    A "Maria" que faça e depois digam se gostam!
    Beijos

    ResponderEliminar