Seguidores

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Felicidade é...

Poucas vezes tenho conseguido encontrar logo à primeira um título adequado para os textos que vou escrevendo. As palavras vão fluindo ao sabor dos meus pensamentos e devaneios mas os títulos são difíceis de “arrancar”. Hoje é diferente. Hoje, enquanto conduzia pelas ruas de Pequim, o título surgiu-me entre umas apitadelas e uns palavrões dirigidos aos condutores menos conscientes! E no meio da poluição, do trânsito, do frio e do sono dei-me conta de que estava feliz. 
A felicidade não é um estado permanente. Ninguém vive em plena e completa felicidade sempre e a toda a hora. Eu não sou feliz, mas estou, felizmente, muitas vezes feliz. A vida tem-me ensinado que devemos aproveitar ao máximo o que a vida nos dá, os caminhos que escolhemos seguir sendo sempre fiéis ao nosso ser.
Hoje, enquanto conduzia pelas ruas de Pequim, ia feliz pois ia levar o meu filho à escola. Uma escola onde o tratam bem, onde é respeitado, onde criou amizades, uma escola que o faz sentir bem e feliz. Não é isso a felicidade de um pai ou de uma mãe – ver os seus filhos felizes? Felicidade é tudo aquilo que nos faz sentir bem e ver o sorriso do André quando resmungo com os outros condutores ou quando passa uma música do Michael Jackson na rádio, faz-me feliz.
Felicidade é chegar a casa e ter a filha a correr para nós para nos dar miminhos…
Felicidade é celebrar o 64º aniversário do meu pai…mesmo que seja à distância e com meia dúzia de palavras trocadas pelo telefone e tantas outras que ficaram por dizer mas que são tão sentidas…e apesar da saudade saber que está bem, com saúde e em boa companhia…
Felicidade é levar o filho a casa do amigo espanhol para passar a noite, jogar jogos e brincar muito… e aproveitar o fim-de-semana prolongado! Lá está…vê-lo feliz faz-me feliz!
Felicidade é ir ao mercado, encontrar queijo ricotta e massa folhada e fazer mil e um planos de receitas…(Vá lá…foi um momento inédito…massa folhada em Pequim? Nunca tinha visto!)
Felicidade é acordar e deitar ao lado de quem se ama…
Felicidade é tomar banho com os filhos e fazer uma grande farra…
Felicidade é ter saúde e ver os nossos filhos saudáveis…
Felicidade é fazer novos amigos, conversar e rir…
Felicidade é fazer planos para as férias de Natal com a mãe, pelo Skype, e 99% desses planos implicarem comida(!!!)…
Felicidade é ter níveis de poluição abaixo de 50…(note-se que na Europa níveis de 50 davam direito a ficar em casa fechado, escolas encerradas, carros proibidos de circular…mas nada disso acontece aqui, mesmo quando os níveis ultrapassam os 400 ou mais!)
Felicidade é tomar um cappuccino, ler uma revista ou simplesmente observar quem passa…
Felicidade é contar os dias para enfeitar o pinheirinho…
Felicidade é comer…sim, comer aquilo que nos faz bem e que nos sabe bem, que nos delicia e dá prazer…
Felicidade é ler um livro enroscadinha no sofá com uma manta…
Felicidade é sentir a casa limpa e cheirosa apesar do trabalho que deu limpá-la durante um dia inteirinho…
Felicidade é ver a nossa filha maravilhada com o Ruca, a Peppa ou o Mickey…
Felicidade é poder partilhar mais um texto convosco, sem pretensões, sem protagonismos…apenas pelo puro prazer de escrever e partilhar o que me vai na alma…

São pequenas realidades, momentos do nosso dia que tomamos quase sempre por garantidos e banais mas que se estivermos atentos fazem toda a diferença e nos mostram que a busca da felicidade é bem mais simples do que pensamos. E tu, estás feliz agora? 

5 comentários:

  1. Eu estou feliz agora, por saber que estás feliz tb, e que também podemos fazer planos para o Natal ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim estou feliz mas poderia estar felicíssimo se as notícias que espero não demorassem tanto .... quanto a ti e a vós fico feliz que estejas e estejam felizes. Muitas felicidades são os votos do vosso feliz amigo e família feliz ... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Oxalá fiques felicíssimo mas lembra-te que saber esperar é uma arte que não é para todos...eu que o diga. :-D

      Eliminar
  3. Essa capacidade de transformar pequenos instantes em momentos de felicidade, é de facto o sinal mais evidente de que alguém é feliz.... Valorizar e reparar nas pequenas/ grandes coisas com que somos presenteados todos os dias será a condição fundamental para sermos felizes!!! É com orgulho que sei que estás/ és feliz. Os teus filhos seguirão os teus passos seguramente..

    ResponderEliminar