Seguidores

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Aaaaatchiiiiiiiiiimmmmmm

Há uns dias tinha um belo texto a ser cozinhado, bem pensado, interessante e até um pouco poético. Influenciada pela ida repentina da malfadada poluição, pelo sol radioso que me invadia o domicílio e a calma aparente do dia, tinha tudo para ser um texto agradável… tinha, até tudo ter virado de pernas para o ar.

Bastaram 10 minutos (o tempo que me leva a sair de casa, ir buscar a miúda e regressar) para que a casa, anteriormente silenciosa, fosse invadida por narizes fungosos, espirros, tossidelas, nebulizações, vómitos e choro. Lá está…a primeira e mais óbvia consequência de se ter miúdos na escola: os vírus, as constipações que se espalham, a montanha de lenços de papel espalhados pela casa, mudas de roupa que nunca mais acabam…

Estava a saber bem ter umas horinhas só para mim, para regressar ao ginásio, retomar algumas rotinas, arrumar a casa e vê-la limpa e impecável por mais do que 5 minutos…e, de repente, tudo isso desapareceu. O sol também desapareceu e a poluição que nos tinha dado umas tréguas voltou em grande e amanhã parece que ainda vai ser pior! A mais pequena contaminou o mais velho e agora tenho dois enfermos em casa: lenços de papel a dobrar, espirros a dobrar, tosse a dobrar e uma dor de cabeça que teima em não me abandonar. Estou mesmo precisada de férias! Sim, eu também tenho direito a férias. Pensam porventura que a mulher que não trabalha fora de casa passa o dia no “dolce fare niente”? Experimentem então e depois digam-me se é fácil!

O manto branco de há duas semanas já desapareceu. As árvores estão definitivamente despidas e o inverno está 100% instalado por estas bandas. Embora não tenha voltado a nevar, o canal congelou finalmente e as temperaturas negativas já obrigaram a gastos suplementares com botas de neve, casacos, gorros e luvas. Uma pessoa sai à rua disfarçada de esquimó mas nem assim consegue escapar ao frio!

Ontem foi dia de ir com uma amiga às compras. Uns miminhos para os amigos e familiares que sempre nos têm apoiado. Ainda não está tudo comprado! ;)

Esta semana comecei a ler um novo livro. Estava bastante relutante em começá-lo. O tema é forte (doença de Alzheimer) e diz-me muito. Para já estou a gostar muito mas pressinto que nos próximos dias vou precisar de muitos lenços de papel junto a mim.

Para além de romances, sempre que posso dedico algum tempo à leitura de revistas essencialmente dedicadas aos habitantes de Pequim ou Beijingers como somos chamados. Estão escritas em inglês e muito focadas nos interesses dos estrangeiros que aqui residem dando-lhes a conhecer a cidade e sugerindo atividades interessantes semanalmente. Esta semana chamaram-me a atenção os seguintes números:
- 318 RMB (cerca de 45€) é o valor em média que um habitante de Pequim gasta, por ano, em livros. Pelos vistos leem mais do que o resto do país!
- 43 horas foi quanto demorou a substituir a Ponte Sanyuan. Mais de 1,300 toneladas de material foram usadas para apressar um processo que em média dura, pelo menos, dois meses. Incrível!
- 100 milhões é o número de passageiros que o novo aeroporto internacional de Pequim, situado no distrito de Daxing, irá receber anualmente em 2025. Será o terceiro aeroporto da capital chinesa.

Boa semana a todos e despachem-se a comprar os presentes de Natal!





Sem comentários:

Enviar um comentário