Seguidores

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mãe sofre!

O coração de uma mãe torna-se por vezes tão apertadinho e sofrido…
Não sei como nós, mães, aguentamos, respiramos fundo, colocamos um sorriso nos lábios e acreditamos piamente que tudo vai melhorar. Sinceramente não sei!

Esta semana a Catarina foi, pela primeira vez, para o Jardim de Infância…ou creche…ou pré escola…ou suga contas bancárias…o que lhe quiserem chamar!
Não é uma doença, não é uma intervenção cirúrgica, não são dores insuportáveis… é o início de uma etapa que se pretende que seja saudável, emocionante, enriquecedora, de descoberta, de aventura, de crescimento e desenvolvimento. Deseja-se que seja isto tudo mas, na verdade, estes primeiros dias têm sido de tortura para ela e para os pais. Sei que o coração mole do pai se derrete todo à primeira lágrima da nossa menina. Sei que por isso não a quer levar à escola nestes primeiros tempos deixando para a mãe a tarefa de a levar e engolir em seco as vezes necessárias para não desatar a chorar à sua frente.

Porque é que não existe um botão “on/off” que possamos manobrar consoante a necessidade do momento? Desligávamos o botão do aconchego do lar, do mimo da mãe, da segurança da família e ligávamos o botão da escola, dos amigos e da educadora! Tão mais simples!

Tudo é novidade e confusão naquela cabecinha de dois anos e meio. Por muito que a incentivemos e expliquemos, ela ainda não entende o porquê de não poder ficar com a sua mamã todo o dia. E depois o meu coração apertadinho põe em causa a decisão tomada. Será que é cedo demais? Será que estamos a fazer o mais correto? Valerá a pena fazê-la passar por tanta angústia?
Porque é que os meus filhos não são como aqueles meninos que vão para a escola todos felizes e excitados? Já com o André foi o mesmo “filme de terror” durante meses a fio.

Mães e pais desse lado que me estão a ler: eu sei que muitos de vocês também passaram pelas mesmas aflições ou até bem piores. Esta que vos escreve precisava de desabafar estas palavras. De repente dei por mim sentada num café (depois de ter deixado a miúda na escola) a precisar deitar tudo isto cá para fora e percebi que não tinha ninguém que me pudesse “aturar”.
Obrigada por me “ouvirem”! Bom resto de semana para todos.

Prometo manter-vos a par da situação!









4 comentários:

  1. Tens sempre aqui alguém... Força nisso!

    ResponderEliminar
  2. Tens sempre aqui alguém... Força nisso!

    ResponderEliminar
  3. Ai, eu sei tão bem como dói!!! O meu entrou aos 7 meses e ainda hoje, já com oito, quase nove ainda chora imenso. Mas o meu vai porque eu não posso fazê-lo de outra forma. Ai se eu pudesse!!! Aproveitava cada minuto com ele e só quando a vontade dele fosse mais forte do que qualquer dor é que ele iria. Como Educadora (também) aprendi sempre que a creche é um mal necessário!!! Mesmo para aqueles que precisam. A minha filha entrou quase a fazer 4 anos, sem uma lágrima e com uma vontade imensa de ir. Foi isso que pautou a decisão com ela. Com o pequenito, e com muita dor mesmo é a obrigação. Para trabalhar 11 horas diárias e um horário péssimo, vi-me obrigada a contrariar a Natureza e sofro como uma raio!!!! Como eu te entendo Elisabete. Não sei é se não consegues adiar um pouco essa difícil decisão. Se te conforta, sinto o mesmo todos os dias....

    ResponderEliminar
  4. Depois de ponderarmos os prós e contras, achámos que seria o melhor para ela. Não vai todos os dias, vai 3 dias por semana e é sobretudo para que possa interagir com outras crianças. De outra forma não tem essa oportunidade e nesta idade faz-lhe falta. Apercebi-me disso. O que lhe custa é ter que lá ficar sem a mãe. Se pudesse ter a creche e a mãe também lá seria perfeito! Beijinhos

    ResponderEliminar