Seguidores

sábado, 16 de janeiro de 2016

Seis meses!



6 meses de China… 181 dias de “Nǐ hǎo” e “Xièxiè”… um semestre de odores, sabores, cores e experiências diversas e tão enriquecedoras.

Nem acredito que já se passou meio ano e eu quase não conheço a cidade onde moro. Eu sei que já vos disse que a cidade é grande, enorme, gigantesca mas, acreditem, nunca é demais reforçar essa ideia. Pequim é grande em tudo. Edifícios enormes, uma rede de metro de centenas de quilómetros, avenidas com 4 e 5 faixas de rodagem para cada lado, milhões de carros, milhões de pessoas, milhares de pontes…nada do que eu vos diga vos pode preparar para o impacto que é aterrar nesta cidade. 6 meses depois eu não conheço o meu “bairro”, quanto mais a cidade. Pelo meio revisitei alguns locais e descobri outros mas não tantos quanto desejaria.

Pelo meio também fui a Portugal passar o Natal, Ano Novo e Dia de Reis. Visitei amigos, comi, bebi, resolvi alguns assuntos pendentes, comi, bebi, fiz compras, comi, bebi, visitei familiares, comi, bebi… foram 3 semanas bem passadas, bem comidas, bem bebidas e também bem molhadas! São Pedro adora o Porto e eu até já me tinha esquecido que chove tanto na minha cidade do coração. Por cá quase nunca chove e essa característica de Pequim, desculpem lá que vos diga, bate o Porto aos pontos. Foi muito bom rever os meus pais, matar saudades dos seus miminhos e da comidinha caseira, abraçar velhas e boas amizades mas o regresso e as despedidas doem muito e deixam um amargor no coração. Desfazer o nó na garganta levou o seu tempo e nada melhor do que voltar à rotina com toda a força, atirar-me de cabeça às minhas tarefas e pôr em prática alguns projetos idealizados e algumas “resoluções de ano novo”.

Hoje foi dia de enganar o frio e aquecer o corpo e a alma com um tradicional Hot Pot. Este prato típico chinês é uma espécie de sopa, com ou sem picante, cujos ingredientes são escolhidos por nós e podem ser tão variados como: tofu, carne, peixe, legumes, massa, cogumelos, lótus, etc. Nas mesas estão incorporados os “fogões”, depois colocam-se os ingredientes crus que previamente escolhemos e somos nós que os cozinhamos. De vez em quando vem um empregado “ensinar” como se faz. Tudo num ambiente muito animado e em boa companhia. Foi muito agradável e são momentos que vão ficar gravados para sempre na gaveta das memórias da China. Para os mais céticos, venham até cá e provem. Verão que não se arrependem!

Hoje comecei um novo projeto que já há algum tempo vinha sendo “cozinhado” na minha cabeça. Sei que muitos de vós leem os meus textos e até fazem comentários elogiosos e simpáticos mas às vezes sinto que vos falho por demorar tanto a escrever. As responsabilidades do dia-a-dia nem sempre me permitem ser tão assídua quanto gostaria. Decidi portanto criar uma página no Facebook com o mesmo título deste blog. Espero assim poder dar-vos notícias com mais frequência e chegar a um público cada vez mais alargado.

E para terminar por hoje, uma palavra de agradecimento a todos quantos estiveram comigo pessoalmente ou por mensagem durante as férias de Natal. Foram todos eles momentos muito gratificantes e felizes. E, já agora, um pedido de desculpas àqueles com quem não me consegui encontrar. Foram três semanas mas, acreditem, não cheguei para as encomendas! Fica para uma próxima oportunidade, está prometido! ;)


Hot Pot

Sem comentários:

Enviar um comentário