Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2018

春天来了!


A primavera chegou à China.


Pelos padrões culturais chineses, as festividades do novo ano chinês misturam-se e confundem-se anualmente com a chegada oficial da primavera naquilo a que os chineses intitulam de 春节 (Festival da Primavera). Este período tem a honra de ser o mais longo e mais importante período de férias para qualquer chinês e sobre ele já falei num outro texto que podem ler aqui.
Apesar de em meados de fevereiro os chineses dizerem que a primavera tinha chegado, há duas semanas tivemos o nosso primeiro nevão do inverno, a 4 dias de a primavera começar oficialmente no resto do mundo. A natureza não falha. Logo após o nevão as temperaturas subiram e na semana seguinte já estávamos com uns simpáticos 18°C. Ao mesmo tempo, as árvores secas, cinzentas e nuas ganharam vida e por todo o lado se vêem lindas flores. A primavera é mesmo a mais bonita estação do ano em Pequim…e, atrevo-me a dizer…em todo o mundo.


Com a chegada da primavera chegaram também algumas mudanças a nível pessoal.

Este fim-de-semana fiz o meu exame de chinês HSK nível 3. Dizem os entendidos que quem passa este nível é capaz de comunicar em Chinês a um nível que é ainda considerado básico tendo que ser capaz de reconhecer cerca de 700 palavras de uso comum na língua chinesa. Para mim o mais complicado deste exame foi o facto de estar todo ele escrito em caracteres ao passo que o anterior estava escrito em pinyin. Daqui a umas semanas saberemos se passei ou não este exame. Eu e as minhas companheiras de curso estudámos um ano para este nível e mesmo assim há tantas situações do quotidiano em que me sinto completamente impotente ao nível da comunicação. Quando, por exemplo, me ligam para fazer uma entrega de uma encomenda e metade da conversa vai para as urtigas pois o chinês do outro lado da linha assume que sabes falar chinês fluentemente só porque atendeste o telefonema a dizer “你好” (olá). É bastante frustrante mas infelizmente não há tempo para continuar a aprender esta língua. Não vale a pena começar a estudar o nível 4 quando te vais embora daqui a uns meses. Sabendo do meu fascínio por esta língua e do gosto que tinha nas aulas, muita gente me pergunta se tenciono continuar a estudá-la no futuro. Não sei dizer se terei coragem suficiente para retomar o estudo do chinês, confesso. Primeiro terei que me concentrar na língua indonésia para me poder orientar em Jakarta e depois logo se verá.
O fim das aulas foi marcado por alguns momentos engraçados e, sobretudo, emocionantes para mim. Não foi uma verdadeira despedida pois tenho a certeza que nos veremos muitas mais vezes em lugares diferentes, em contextos diferentes mas não deixou de ser um momento muito marcante. Estas companheiras de curso passaram a ser muito mais do que isso com o passar das semanas. De meras conhecidas a partilhar uma professora, um curso e uma sala de aula, passámos a verdadeiras amigas, cúmplices e confidentes. Foram elas o meu verdadeiro suporte fora do núcleo familiar e sem elas a minha vida em Pequim não teria sido tão interessante. À minha 老师 (professora) devo também um conhecimento mais aprofundado sobre os costumes e a mentalidade dos chineses com as suas explicações sempre tão interessantes e divertidas.

Com o fim das aulas os meus dias ficam mais livres para poder gozar em pleno a primavera de Pequim, explorar a cidade um pouco mais, viajar e preparar a mudança para Jakarta. Neste momento estou a tratar da mudança das nossas tralhas e também a escolher a futura escola para os miúdos. Mais novidades para breve!

À saída da escola da Catarina

Da esquerda para a direita: a inglesa Rebecca, a nossa professora Xin, a lituana Egle, a americana Amanda, a dinamarquesa Lise e a tuga!


1 comentário:

  1. Oi, Elizabete. Tudo bem? Muito bacana seu blog! Estou procurando pessoas que morem em Xangai para me ajudarem com uma matéria que estou fazendo sobre o metrô na cidade. Teria alguém para me indicar? Meu e-mail é raquel.angelo@gmail.com. Obrigada

    ResponderEliminar