Seguidores

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Negócio da China

Três meses depois ainda estou na fase da descoberta, da boca aberta de espanto perante algumas singularidades deste país. A vida corre dentro da rotina durante a semana e os fins-de-semana são aproveitados para explorar a cidade e estar com os amigos. O último sábado, então, foi bastante produtivo. Saímos de casa com um objetivo: comprar brinquedos!
O dia estava glorioso, céu azul salpicado de pequenas nuvens brancas, algum frio e vento à mistura…e lá partimos à aventura com a carteira recheada, sorrisos rasgados e GPS na mão para percorrer meia dúzia de quilómetros. Acreditem…é mesmo preciso um GPS! J
O Toys City fica mesmo atrás de um outro mercado enorme (Hongqiao Market, também conhecido como Pearl Market) onde locais e turistas se deslocam para comprar presentes para os mais novos. Quatro andares de pura perdição para miúdos e graúdos. Bicicletas, trotinetes, jogos didáticos, puzzles, jogos de computador, bonecas, cozinhas, máquinas de fazer gelados…existe de tudo…e tudo contrafeito! Um paraíso para as autoridades fiscalizadoras, se estas estivessem minimamente interessadas no assunto, o que não me parece ser o caso! J
Viemos de lá com uma trotinete por 130 RMB (18€), uma cozinha e um carrinho de bebé por 80 RMB (11€), dois baralhos de cartas por 10 RMB cada (1,50€) e um jogo de setas magnético por 25 (3,5€). Nada mau! Há que regatear…muito, muito e assim se conseguem bons negócios…de brinquedos e não só.
No último andar deste mercado podem-se comprar os materiais para a escola, desde mochilas a cadernos e capas. Também aqui se pode (e deve!) regatear. Uma simples borracha se regateia. Neste piso descobri um livro de colorir para adultos igual ao que tinha comprado há dias numa livraria chinesa. A diferença de preços surpreendeu-me uma vez mais. Na Fnac esse livro custa quase 11€, eu comprei-o por quase 6€ e achava que tinha feito um grande negócio. Neste mercado descobri exatamente o mesmo livro por 2€ sem regatear muito.
E já que estou numa de preços, fiquem sabendo que um Big Mac (Menu) fica aqui por 18 RMB (2,5€) ao passo que um cappuccino pode ter preços tão desmotivantes como 40 RMB (5,70€), dependendo do local onde se tome. Hoje fui ao KFC tomar o meu, acompanhado de uma nata, e “só” paguei 20 RMB.
E agora, num registo totalmente diferente, quero que saibam que por aqui também se encontram “possuídos das ideias” como carinhosamente gosto de os apelidar. Hoje tive a pontaria de encontrar dois num espaço de 2 horas. À saída do condomínio (cerca das 9h30) vejo-me obrigada a conduzir na faixa oposta para evitar um peão errante que tudo quanto queria era ser atropelado. Pouco tempo depois, no KFC, sou abordada por um outro que me impressionou pois falava relativamente bem o inglês. Ora não é todos os dias que se encontram por isso achei que estava com sorte! O meu mal foi ter-lhe dado conversa. Descobri, já tarde, que a figurinha passa o tempo por ali a incomodar os clientes. Eu já era porto-riquenha, muito embora lhe tenha dito três vezes que era de Pútáoyá (Portugal). Eu até já era amiga de Fidel Castro e os amigos americanos não eram tão simpáticos assim! Grande nó na cabeça daquele homem. Socorro!!!





Livro de colorir para adultos

Sem comentários:

Enviar um comentário